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Marketing Digital para Pequenas Empresas - Agência Sparta

A Importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Já é uma realidade, a importância de investir no marketing digital, seja qual nicho de mercado for o seu negócio. Os empresários estão percebendo que se não investirem no Digital, vão perder espaço para seus concorrentes.
Tal fato se dá pela presença expressiva de potenciais clientes realizando compras na Internet. Porém, os mesmos potenciais clientes, realizam pesquisas antes da tomada de decisão de compra.
As pessoas buscam o máximo de informações e especificações possíveis sobre o produto ou serviço que desejam, fazendo comparação antes de definir a compra.
Muitos empresários e donos de negócios locais, ainda possuem dúvidas se realmente o marketing digital vai proporcionar resultados para o seu negócio.
Lembrando que pessoas interessadas na compra de produtos ou serviços, seja de qual tipo for, desejam saber absolutamente tudo sobre tais produtos ou serviços, como comportamento, funcionamento, especificações técnicas, cores, enfim, eles fazem essa pesquisa no Google e em Redes Sociais.
Então, quais as estratégias que devem ser usadas para que as empresas apareçam nas primeiras colocações orgânicas, bem como recomendações e sejam bem faladas nas redes sociais, e consequentemente, sejam consideradas por seus futuros clientes?
Nesse artigo, falaremos como trabalhar o marketing digital e a sua importância para a divulgação de negócios locais, e as mesmas estratégias podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio.

Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Antes de saber se vale a pena investir no marketing digital, primeiro você precisa saber o que significa na integra marketing digital.
Marketing Digital é um conjunto de técnicas e estratégias que objetivam divulgar uma pessoa ou marca na Internet, com o objetivo de atrair mais clientes e consequentemente, conseguir fazer mais vendas.
É primordial ter ciência de quem são os seus potenciais clientes, os quais você deseja conquistar, o qual chamamos de Persona.
Por exemplo, no caso de um Petshop, o marketing digital irá ajudar a atrair clientes que gostam de animais, que se interessam por alguns tipos de raça, que buscam tipos de alimentação para seus animais, banho e tosa, entre outros, visando sempre resolver suas necessidades ou realizar um desejo, que aqui é o de encontrar itens e serviços sobre cuidados com seu animal de estimação.
A seguir, veremos como aplicar as estratégias que realmente funcionam para a divulgação de uma marca.

Estratégia de Marketing Digital

Conforme mencionado acima, a maioria das pessoas passam bastante tempo navegando pela internet, seja no computador, tablet e a grande maioria, claro, no Smartphone.
E praticamente 70% delas optam por fazer suas compras pela Internet. Assim sendo, é quase obrigação que um negócio marque a sua presença na internet.
Quando se trata de estratégias, algumas podem funcionar melhor que outras, variando de nicho para nicho. E para quem deseja investir no marketing digital precisa conhecer quais são as estratégias:

1. Criar Site ou Blog

Atualmente, empresas que não possuem um site ou blog, já saem em desvantagem perante seus concorrentes, mas principalmente, perde-se inúmeras oportunidades, o que vai ter um forte impacto nos resultados.
A grande vantagem é que não precisa fazer investimento tão grande para criar um site ou um blog. Pode ser bem mais simples do que imagina-se, pois existem profissionais ou agências especializados e experientes para criar sites profissionais da melhor maneira possível.

Para criar seu Site Profissional, clique aqui: Criação de Sites Profissionais

Para um negócio local, é imprescindível que o máximo de pessoas possível encontre-o na internet, ao realizarem uma pesquisa.
Para se investir no marketing digital, primeiramente deve-se oferecer aos visitantes conteúdos de extrema qualidade, de forma a chamar a atenção e fazer com que esses visitantes se tornem clientes potenciais, e isso é possível, resolvendo os problemas, que eles estão buscando pela web.
Em relação aos motores de busca, o Google em especial, faz-se necessário atender a certos critérios para alcançar um bom posicionamento.

2. Técnicas de SEO

O SEO é basicamente o que vai permitir que um site apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc). Ou seja, são técnicas para otimizar o site para esses mecanismos.

Para Posicionar o seu site no Topo do Google, clique aqui: Consultoria SEO

Veja logo abaixo, quais são as tecnicas de SEO que são imprescindíveis para um melhor ranqueamento:
  • Título que chame atenção;
  • Introdução objetiva e clara;
  • Uso de palavras-chave relacionadas ao negócios;
  • Subtítulos;
  • Listas e Ball Points;
  • Conteúdo claro, coerente e exclusivo;
  • Links internos e externos;
  • Chamada para ação;
  • Imagens otimizadas;
  • Site com boa Performance;
  • URL Amigável.
O visitante precisa entender logo nas primeiras linhas que em seu website ele encontrará o que busca. Isso fará com que ele continue naquele site e não correrá o risco de sair e pesquisar sua necessidade em outro site concorrente.
Saiba também, que o Google leva em consideração o tempo de permanência na página, ou seja, o tempo que o visitante passa em seu site, isso influencia bastante para um bom posicionamento orgânico.

3. Gestão de Redes Sociais

A algum tempo atrás, as redes sociais eram usadas especialmente para troca de mensagens, postagens de fotos, entre outras coisas.
Hoje ainda se usa essa prática, mas, muitos negócios estão migrando para o digital, logo, estão presentes nas redes sociais, porque é exatamente aí a oportunidade de divulgar a sua marca na internet e se tornarem mais conhecidos.

Para fazer a Gestão de Redes Sociais da sua Empresa, clique aqui: Gestão de Redes Sociais

Para que se tenha uma maior credibilidade, o recomendado é que se crie um perfil profissional, ou seja, que tenha o nome da empresa.
Necessita-se de maior e melhor interação com o público, bem como ter bom engajamento. E o ideal é que os leads sejam conduzidos para o site ou alguma zona de conversão, pois eles já demonstraram interesse e provavelmente seja um possível cliente.
Indo além, é de suma importância que as fotos usadas sejam de alta qualidade e os vídeos sejam bem produzidos, e de preferência que o visitante sinta-se parte do processo.

4. Criação de Persona

Persona, podemos definir como a Personificação de seu público alvo.
No momento de traçar estratégias de marketing digital, o primeiro passo é coletar o máximo de informações da audiência, ou seja, o público para o qual serão direcionadas todas as estratégias.
É importante conhecer sua Persona, e para isso você deve coletar informações como:
  • Sexo;
  • Idade;
  • Onde mora;
  • O que faz;
  • Seus Hobbies;
  • Canais que acessa;
  • Quais seus principais interesses;
  • Quais problemas precisam resolver;
  • Quais desejos querem realizar.
E com esse conjunto de informações em mãos, será possível preparar estratégias para atingir esse público alvo.
Por exemplo, se o negócio é um Petshop, a equipe de marketing digital vai montar um planejamento para atrair pessoas que adoram animais e que estão em busca de saber mais sobre um determinado assunto relacionado à raça de cachorro ou alimentação, saúde, higiene, etc.
Portanto, aqui percebemos que o objetivo é atrair mais clientes, e tudo isso será possível através de ações direcionadas de Marketing Digital.