O QUE É SEO

O que é SEO?

Você provavelmente já ouviu falar o termo SEO, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o que é, para que serve e se realmente ajuda no crescimento do seu negócio.

O que podemos adiantar é que se trata de uma das melhores estratégias para o seu site ou blog aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, Youtube, etc...) e assim, atrair mais visitantes e consequentemente aumentar as vendas.

Infelizmente, nem todo mundo sabe usar as técnicas corretamente e por isso acabam contratando especialistas para fazer o trabalho.

Mas aqui vamos explicar para você tudo o que deve fazer para otimizar seu site, ser encontrado com facilidade pelos internautas e muito mais.

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, que em português quer dizer otimização para mecanismos de pesquisa, e o mais conhecido é o Google e o Youtube.

Ou seja, fazer SEO é fazer com que o Google reconheça que o seu site oferece um conteúdo de qualidade para o leitor, uma boa navegabilidade, o que vai trazer muitos acessos.

O Google possui robôs (web crawlers), conhecidos por Google Bots que analisam o seu site e classificam suas páginas em relação aos demais concorrentes, de acordo com à coerência do conteúdo, assim como com a originalidade e demais fatores analisados (ao todo, mais de 200).

Enfim, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para tornar um site, blog ou até a página de uma rede social mais atrativo para o Google, e não apenas para o Google, também para seus visitantes.

Separamos a seguir as técnicas mais importantes para otimizar seu site.
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Principais tecnicas de seo

Agora que você já sabe o que significa SEO, veja as principais técnicas de otimização:

Estruturação do Site

Os mecanismos de busca priorizam os sites onde os conteúdos são organizados e de forma clara, coerente e objetiva.

Quanto mais clara for a estruturação dos conteúdos do site, mais os motores de pesquisa compreenderão que aqueles conteúdos são os mais relevantes para os usuários.

Vamos supor que alguém acessa o seu site, é importante que em menos de 3 cliques ele consiga encontrar o que está procurando, a menos que ele esteja consumindo todo o conteúdo e descendo pelas clusters de conteúdo em uma estrutura SILO, ou seja, pela navegabilidade pelo seu site.
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Palavra-chave

Antes de mais nada, você precisa escolher uma palavra-chave e palavras-chave secundárias que tenham a ver com a sua página e ao seu conteúdo. Essa é uma das principais técnicas de SEO, e para otimizar o site, a palavra-chave deve estar:

• No título e subtítulos;
• Variadas vezes no texto;
• Meta descrição.

Além disso, saiba que a primeira coisa que o Google observa no que tange ao conteúdo é o título, pois é através dele que o Google conclui qual é o assunto daquela página em questão.

Por isso que não se esqueça de colocar a palavra-chave de seu conteúdo no título da página.

Algumas pessoas ainda não sabem disso, mas os motores de busca referenciam as páginas (URL's) e não os sites como um todo.

Palavras-chave secundárias / Semântica

O que seriam Palavras-chave secundárias?

São sinônimos e variantes da palavra-chave principal. E lembrando que a palavra-chave principal deve vir em destaque, para poder assim ter um peso maior para o Google.

Trabalhar essa variação de palavras-chave, afim de evitar a repetição dos termos, incluindo sinônimos, também chamamos de explorar a semântica no conteúdo. Essa ação pode parecer básica, mas trabalhando essa técnica corretamente, com certeza lhe tará um ótimo desempenho, pois afinal, o Google saberá exatamente do que você está falando.

Linkagem Interna e Linkbuilding

O sucesso de uma estratégia de SEO também está na capacidade de inserir links internos e links externos no seu site, pois essa é uma estratégia poderosíssima e porque isso não só aumenta a visibilidade do seu site, mas faz com que o visitante passe mais tempo em sua web.

Os links internos são aqueles que direcionam de uma página para outras páginas ou posts do seu site ou blog.

Por exemplo, você insere um link de um outro artigo para outro mais completo, ou que o assunto do outro complemente esse tema o qual você está abordando, essa técnica é denominada de Linkagem Interna.

Já para a Linkagem Externa, são links de outros sites ou blogs que apontam para o seu site. Apenas preste atenção no momento dos links externos para que tenham alguma contextualização com o conteúdo do seu site, o Google leva muito em conta o contexto.

Caso contrário, isso pode acabar afetando sua credibilidade ou trazendo alguma punição ao seu site.

Linkbuilding

URL Amigável

O que é URL? A URL é o endereço da página.

Caso a sua URL não esteja otimizada, ou não seja uma URL amigável, ela pode estar composta por vários números e letras, e isso deixa o usuário um pouco confuso, além de não passar credibilidade.

O ideal é deixar a sua url com total clareza do que se trata o assunto, bem como é uma boa prática de SEO inserir palavras-chave na URL, pois os mecanismos de pesquisa analisam não apenas a URL, mas também a palavra-chave.

Veja um exemplo:

• Palavra-chave trabalhada: perder peso

• Título do Artigo: Dicas de como perder peso rápido

• URL: https://nomedosite/perder-peso/

Se você percebeu, a palavra-chave está no título da sua página e na URL. Assim, você deixa mais claro para o Google e o ajuda a encontrar mais facilmente e direcionar para o seu público-alvo, bem como para o cliente, quando esse visualizar a sua página no mecanismo de busca.

Otimização de Imagem

Você não pode simplesmente adicionar algumas imagens e achar que o trabalho está pronto. Não mesmo! Bem longe disso, as imagens também são pontos que devem absolutamente serem otimizadas.

Todas as imagens que você inserir no seu site, devem vir com seus nomes otimizados, contendo frases explicativas do assunto ou palavras-chave. Evite ao máximo usar nomes genéricos.

Talvez você se pergunte: por que nomear as imagens? Isso é porque os motores de busca não conseguem ler as imagens em sí, mas sim a descrição delas.

E no momento de escolher as imagens, prefira aquelas que não sejam muito pesadas, pois isso pode comprometer o tempo de carregamento da sua página.

No que tange a otimização esse fator é bem levado em conta pelos buscadores, pois quando uma página demora muito para carregar, corre o risco de o visitante acabar desistindo e saindo do seu site, aumentando assim, a rejeição.
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Conteúdo de Qualidade

Juntamente com todas as outras técnicas de SEO, a criação de um conteúdo de qualidade é essencial, mas a que considero uma das principais, talvez a TOP 2. É importante que o conteúdo seja coerente, claro, bem escrito e que seja postado regularmente, a constância também é uma boa prática!

Você deve desenvolver um texto único, original e ter muito cuidado com possíveis plágios, o que o Google e os demais buscadores, abominam. Inclusive, em último caso, o Google pode inclusive retirar seu site do ar.

Ao produzir o seu conteúdo, deve-se focar em esclarecer todas as dúvidas que o visitante busca em seu site, resolvendo seus problemas por completo, isso pode ser feito com conteúdo denso, completo e bem estruturado.

Ferramentas de SEO

Se o seu objetivo é melhorar o posicionamento do seu site, tenha em mente que existem ferramentas de SEO que podem lhe ajudar bastante.

Na verdade, existem várias e provavelmente você pode ficar em dúvida de qual se encaixa melhor para as análises do seu website, mas a ideia principal aqui é que seu site fique bem ranqueado.

Apenas lembrando que essas ferramentas não irão posicionar o seu site, mas com as análises dos dados obtidos, vai ajudá-lo a ter mais informações e com isso, trabalhar melhor para aumentar suas taxas de conversão.

Veja agora algumas dessas ferramentas, umas pagas e outras gratuitas. Analise cada uma delas e escolha a que achar melhor para o seu caso.
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1. Keyword Planner - Planejador de Palavras-Chave

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Quando se trata de otimizar um site, a primeira coisa que você precisa pensar é na palavra-chave, porque é por meio dela que seu site é encontrado.

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita, mas é preciso ter uma conta no Google Ads.

Ela permite que você tenha uma ideia da quantidade de palavras pesquisadas, bem como palavras-chave relacionadas.

No momento que você estiver fazendo essa pesquisa, preste atenção nos termos que as pessoas usam para fazer suas buscas.

2. Google Trends - Acompanhe a Evolução do Número de Buscas

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O Google Trends também é uma ferramenta de SEO cujo foco é na palavra-chave. Só que aqui você consegue segmentar os dados dos usuários, como por exemplo, a localização.

Dessa forma, facilita o seu trabalho, porque você direciona o seu site para um público alvo específico de uma região específica.

Essa ferramenta também possibilita fazer uma pesquisa em relação à quantidade de palavras-chave pesquisadas, o que acaba sendo ótimo pra acompanhar as tendências.

Diferentemente do Planejador de Palavras-Chave, você não precisa ter conta no Google.

3. Ubersuggest

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O Ubersuggest também é uma ferramenta gratuita e você conta com as seguintes funcionalidades:

• Sugestão de palavras;
• Avaliar o volume de busca;
• Gráficos;
• Custo por clique.


É uma ferramenta que se bem trabalhada pode dar incríveis informações que trarão ótimos resultados!

4. Google Search Console

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Como o nome já sugere, através dessa ferramenta você consegue vincular seu site diretamente com o Google.

Isso faz com que você receba relatórios do que está acontecendo no seu site, tanto o que o Google vê sobre seu site, bem como o comportamento do usuário em seu website, ele te fornece informações divididas em:

• Search Appearance (Aparência de pesquisa): Aqui você tem relatórios de como o Google faz a leitura de cada parte das páginas do seu site, sendo os títulos, descrições, imagens etc;
• Search Traffic (Tráfego de pesquisa): Aqui você tem relatórios do que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;
• Google Index (Índice do Google): Aqui você tem relatórios de como está o desempenho do Google no oque tange em indexar as páginas do seu site e disgnosticar as palavras-chave que mais aparecem;
• Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site;
• Outros recursos: Ferramentas de testes, assistentes para negócios e muito mais.

E mesmo sendo gratuita, é muito útil, sendo integrada ao Google Analytics.

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